Home / Notícias / O desenvolvimento multiplataforma

O desenvolvimento multiplataforma

O desenvolvimento do Albion Online como um título multiplataforma para PC, Android e iOS foi uma decisão muito consciente. O público-alvo de jogos mudou e, com ele, o modo de jogarmos. Os tablets agora são uma plataforma muito difundida e que nos entretém em longas viagens de trem, na cama ou na mesa do café.

Ao mesmo tempo, para quem decidiu um jogo diferente, era necessário ir ao PC. A ideia geral era de que isso não fosse necessário. Por que não levar o jogo conosco? Quando abordei o nosso diretor técnico David Salz acerca do assunto, ele explicou que o conceito de “plataformas” se tornará menos importante no futuro. Ele quer jogar o jogo favorito dele em qualquer lugar — no PC, na TV ou no tablet. Para isso, é importante que a versão do jogo para dispositivos móveis não seja “reduzida”. Essa é uma visão que determinamos para o Albion Online.

David Salz is our Technical Director. He is one of the founders of Sandbox Interactive and is responsible for „everything technical“ and he ensures everything runs smoothly. David has been in the industry for more than 15 years. Before he started working on Albion Online, he had his own studio, which mainly devloped titles for the Nintendo DS.

E, claro, isso requer mais trabalho. Ao desenvolver para várias plataformas, é preciso satisfazer a todas as necessidades específicas. Tudo começa com as especificações para um PC, onde se espera de 8 ou até 16 GB de RAM, ao passo que, num tablet, o esperado é normalmente de 1 ou 2 GB.

Isso traz desafios interessantes e exige incontáveis truques e decisões inteligentes de projeto. “Para a arte, portanto, é preciso escolher um estilo atemporal que funcione independentemente da plataforma usada e, de preferência, com os recursos de processamento gráfico disponíveis”, explica o diretor de arte Marcus Koch. “Isso levou à decisão de adotarmos um estilo de história em quadrinhos. Com esse estilo exagerado, também podemos garantir visibilidade e clareza, seja para o jogo no tablet ou numa tela de PC”, acrescentou. “É muito importante para nós que todas as plataformas ofereçam a mesma experiência.”

Marcus Koch is the Art Director for Albion Online. He has been with Sandbox Interactive from the very beginning and is responsible for Albion Online’s unique art style. At 38, Marcus already has 20 years of experience in the areas of game-, cartoon movie-, and comic-art in 2D as well as 3D.

Do ponto de vista técnico, vale notar que o mecanismo Unity resolve muitos dos problemas associados ao desenvolvimento multiplataforma. Sem os recursos do mecanismo, seria impossível uma equipe tão reduzida desenvolver um título tão grande como Albion Online para diversas plataformas.
Também há uma diferença no desenvolvimento entre plataformas Android e iOS. “A Apple tem regras muito definidas quanto à distribuição de software. Só podemos oferecer uma versão acabada na App Store — infelizmente, é impossível oferecer uma versão para iOS aos nosso apoiadores durante o beta. Entretanto, a vantagem do iOS é que o conjunto de hardware para o qual desenvolvemos o nosso cliente é sempre bem definido. O Android é mais aberto, mas oferece uma variedade maior de hardware. O desafio, portanto, é satisfazer às necessidades do maior número de tablets possível”, continua David.

Embora haja diferentes desafios associados a diferentes plataformas, o nosso diretor técnico e o nosso diretor de arte concordam que foi a decisão correta a tomar. Para Marcus, nosso objetivo de “criar um jogo que o jogador possa levar para qualquer lugar, para jogar de qualquer lugar e interagir com pessoas do mundo todo no nosso mundo de Albion” foi atingido.

E David quer que “todos possam jogar Albion Online quando quiserem e onde estiverem irrestritamente em qualquer dispositivo”. Essa decisão consciente no começo do nosso desenvolvimento foi crucial para fazer de Albion Online o que ele é hoje: o primeiro MMO verdadeiramente multiplataforma.

Fonte: Albion Online

Sobre LokiRJ

Veja Também...

Agora vai? Albion Online tem sua data de lançamento anunciada

Bom demais para ser verdade? Ainda há algum hype? Voltaremos à ativa? Sandbox Interactive anuncia a data de lançamento de Albion Online!

Atualização Elaine está online!

Pronto para conquistar as serras e enfrentar seus perigos?